A importância do RH estratégico para a retenção de talentos
Quando pensamos em um RH estratégico é importante dizer que a busca por profissionais qualificados vem sendo disputada diariamente, e o não aproveitamento dos mesmos passa a serem perdas incomparáveis. Dessa maneira, surge a necessidade de mudanças no modelo típico de gestão de recursos humanos, como a implantação de novas ideias e práticas que tenham como principal função atrair e reter os melhores profissionais da área.
Nesse contexto, a gestão estratégica de recursos humanos é provida de um processo de decisão amplo, com o pensamento direcionado para o futuro e mudanças diante dos períodos de instabilidade no ambiente externo. Tendo como vista a integralidade com os objetivos e políticas organizacionais que fundamentam os processos, essa integração deve auxiliar as demais dimensões da organização para obtenção dos objetivos empresariais.
A busca por talentos que se adequem aos requisitos exigidos pelas empresas tem sido um fator considerado no que diz respeito a recursos humanos com soluções para o meio corporativo. Sabe-se que o mercado mundial passa por constantes mudanças e as organizações precisam utilizar cada vez mais estratégias para a retenção de talentos, tendo como finalidade atrair novos e talentosos colaboradores, criando mecanismos para mantê-los na organização.
Assim, entende-se que todo colaborador deseja crescer em sua carreira e na empresa onde trabalha, isso demanda esforço, dedicação e desenvolvimento de um bom trabalho, e em contra partida, a empresa que deseja valoriza-los deve desenvolver ferramentas que ofereçam benefícios, pois o mercado torna-se diariamente mais competitivo. Torna-se, portanto, fundamental ter um RH estratégico que possibilite atender as demandas da empresa, bem como também reter da melhor forma possível os talentos existentes nesta.