A importância do psicólogo nos processos de recrutamento e seleção
A competitividade está cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, exigindo que os profissionais estejam mais preparados e qualificados. Desta forma, o recrutamento e seleção de colaboradores acaba por se tornar um ponto estratégico das organizações, promovendo a escolha de perfis com habilidades comportamentais e técnicas para a promoção do sucesso da empresa.
O psicólogo organizacional tem um papel fundamental para que essa busca seja satisfatória. O seu trabalho deve ter foco, durante o processo de recrutamento e seleção, nas competências, habilidades e atitudes do candidato para garantir o bom desempenho das tarefas dos cargos contratados.
Chiavenato (2005) afirma que a seleção de pessoal funciona como um filtro que permite que apenas as pessoas que apresentam as características desejáveis para a organização possam ingressar na mesma.
Neste cenário, o psicólogo tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, o que determina sua importância e a necessidade da sua presença nas tomadas de decisões para que as metas propostas sejam alcançadas, permitindo que os resultados dos negócios sejam positivos.